Laudo de inspeção de fachada em condomínios

Muitas pessoas ficam curiosas ao passar por um prédio e ver que a fachada está toda marcada parecendo pichação urbana. Essa pintura é resultado da realização de ensaios tecnológicos em fachadas, conhecidos como testes de percussão, teste de aderência da cerâmica e do emboço e análise das juntas de dilatação.

O síndico deve ter atenção e cuidados com a manutenção das fachadas do prédio pois é um dos sistemas mais importantes e caros da edificação. A falta de manutenção pode ocasionar desgaste precoce, trazendo riscos para a estrutura da edificação e para os moradores. O laudo de inspeção de fachada consiste na realização de teste de percussão, teste de aderência à tração da cerâmica, teste de aderência à tração do emboço e análise de junta de dilatação.

O vídeo abaixo revela a importância da contratação de profissional / empresa de assessoria e fiscalização de obra e o motivo pelo qual não é recomendado uma empresa produzir laudos técnicos de fachada e a mesma executar os serviços prescritos neste documento.


As fotos mostram os ensaios realizados em fachadas necessários para produzir o relatório que irá mostrar o estado de conservação e o grau de risco das falhas encontradas.

Teste de percussão (ou bate-fofo)

Arrancamento de cerâmicas

Teste de aderência de cerâmicas

Teste de aderência do emboço

Análise da junta de dilatação

Análise da junta de dilatação

Análise da junta de dilatação

0 comentários:

Postar um comentário