Seu condomínio possui válvula redutora de pressão? Saiba como cuidar deste equipamento


A válvula redutora de pressão é um equipamento hidráulico para reduzir as pressões nas tubulações acima de 10 pavimentos, muitas vezes referidas como reguladores do fluxo de uma vez até um nível de pressão determinado seja atingido, esses dispositivos são utilizados para fins de redução de pressão de água, onde a pressão esteja acima do que é estipulado pela norma ABNT NBR 5626:1998, a saber, acima de 40 mca.

Problemas que ocorrem na ausência ou na ineficiência das Válvulas Redutoras de Pressão:
  • Ruptura de tubulação, conexões e flexíveis;
  • Ruídos na tubulação;
  • Golpe de aríete;
  • Desconforto no banho;
  • Excessivo consumo de água;
  • Panes nas maquinas de lavar louça e roupa.

As válvulas redutoras de pressão geralmente podem ser configuradas para qualquer nível de pressão necessária a jusante (lado contrário a nascente) que se encaixa dentro dos parâmetros de construção da válvula com a finalidade de regular a pressão de saída da água para setores coletivos da rede de distribuição predial de água fria e/ou quente, visam regular a pressão da rede de modo a não haver danos nos ramais pela excessiva pressão da água.

APLICAÇÃO DO SISTEMA

Em edifícios altos, é importante a gestão da pressão a qual é definida em projeto para que o sistema mantenha um perfeito desempenho e vida útil. Nos edifícios que são abastecidos de água a partir de um reservatório superior, a pressão na tubulação de água em decorrência da gravidade é maior nos andares inferiores e dependendo da altura a mesma se não for controlada poderá ultrapassar limite e ocasionar danos da própria tubulação da prumada e ramais adjacentes.

PERIODICIDADE DA MANUTENÇÃO

De acordo com a ABNT NBR 5626:1998, a manutenção dessas válvulas deve ser realizada uma vez a cada 6 meses, para verificar eventual emperramento. É importante que o procedimento seja realizado por empresa especializada, garantindo que o sistema trabalhe de forma correta.

CUIDADOS 

Existem diferentes tipos de válvulas e modelos de aplicação, a manutenção, a regulagem e drenagem da rede deverá ser feita por empresa e/ou profissional especializado, onde os sistemas não devem serem alterados, pois se realizado por pessoa despreparada poderá agravar o problema e causar consequências graves, abaixo imagens de serviços realizados por profissionais não habilitados:

A figura abaixo apresenta o cavalete 01 ao lado do apartamento, sendo possível observar a inexistência de manômetro, vazamento nas conexões da tubulação e registro de gaveta fechado (instalado na horizontal), indicando que a água não está passando pela VRP e sim passando diretamente pela tubulação vertical.

Detalhe das válvulas redutoras de pressão e vazamento da tubulação ao lado da unidade autônoma

A figura abaixo apresenta o cavalete 02 ao lado do apartamento, sendo possível observar a inexistência de manômetro e registro de gaveta fechado (instalado na horizontal), indicando que a água não está passando pela VRP e sim passando diretamente pela tubulação vertical.

Detalhe das válvulas redutoras de pressão ao lado da unidade autônoma

A figura abaixo apresenta o cavalete 03 ao lado do apartamento, sendo possível observar a inexistência de manômetro e registro de gaveta fechado (instalado na horizontal), indicando que a água não está passando pela VRP e sim passando diretamente pela tubulação vertical.

Detalhe das válvulas redutoras de pressão ao lado da unidade

VERIFICAÇÕES PERIÓDICAS 

As realizações das manutenções periódicas devem serem realizadas por profissional habilitado, são premissas para a garantia do desempenho, funcionalidade e aumento da vida útil da válvula redutora de pressão, onde também serão mitigados danos aos demais sistemas construtivos da edificação.

Entenda como as válvulas redutoras de pressão funcionam no exemplo a seguir:

Detalhe das válvulas redutoras de pressão conforme projeto executivo

Sugestão de esquema de montagem do cavalete para as VRP

Sugestão de montagem do cavalete para as VRP

Recomenda-se, adicionalmente, a instalação de elemento filtrante em aço inox na tomada de água interna do reservatório superior de água (Figura 19a) ou de filtro Y (Figura 19b) a ser instalado diretamente no cavalete das VRP. Em ambas as situações, o elemento filtrante será responsável pela filtragem de partículas presentes na água de abastecimento, elevando a vida útil e desempenho das VRP.

(a) Elemento filtrante em aça inox a ser instalado no reservatório superior;
(b) filtro Y para filtragem de partículas na tubulação do cavalete das VRP

A MELHOR MANUTENÇÃO EM VÁLVULA REDUTORA DE PRESSÃO 

A periodicidade das manutenções prediais são uns dos grandes desafios do síndico e esse equipamento aparentemente parecer uma manutenção extremamente popular, não é difícil encontrar profissionais que ofereça a manutenção em válvula redutora de pressão, porém, a maioria deles não está apto a atuar no segmento e não possuem os atributos básicos para entregar resultados de qualidade, como mão de obra especializada, equipamentos de alta tecnologia, ou certificados de expertise comprovada no segmento.

PROFISSIONAL HABILITADO PARA O SERVIÇO

As realizações das manutenções periódicas devem serem realizadas por profissional habilitado e com treinamento comprovado para a realização dos serviços que irá fazer. Desta forma, a garantia do desempenho, funcionalidade e aumento da vida útil da válvula redutora de pressão não será comprometida. Além de mitigar possíveis danos aos demais sistemas construtivos da edificação.

Por tanto, o Síndico deve ter muito cuidado na contratação deste profissional pois a responsabilidade recairá sobre si mesmo em caso de acidente com o sistema. Certifique-se de que o profissional é um técnico especializado e possui conhecimento comprovado em VRP's pois os prejuízos decorrentes de manutenção precária podem ser incalculáveis do ponto de vista financeiro. Sem mencionar os riscos de acidentes caso venha a romper redes inteiras inundando áreas comuns e privativas do condomínio.

Por esse motivo, é altamente indicado que o síndico tenha disponível em seu condomínio serviço de  Consultoria Técnica Especializada cujo profissional ou equipe irá auxiliá-lo à tomar sempre a melhor decisão.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

  1. Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. queria saber quem faz manutenção destes dispositivos aqui em são luis do MA

    ResponderExcluir
  3. Preciso de uma empresa que dê manutenção em válvulas redutoras de pressão da marca Jogofe.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato