Assosindicos reúne autoridades e profissionais de engenharia diagnóstica

Aconteceu na última sexta-feira na sede do CREA-DF o curso "A Importância das Inspeções Prediais e a Responsabilidade Civil dos Seus Gestores" com a presença de entidades e profissionais de engenharia, arquitetura, direito, síndicos e gestores condominiais


Na manhã do dia 6 de abril a Assosindicos DF iniciou um novo ciclo de atividades para o ano de 2018. Com a realização de curso voltado a Arquitetos, Engenheiros, Administradores, Advogados, Técnicos, Síndicos, Gestores Condominiais, Corretores de Seguro, Corretores de Imóveis, demais interessados no assunto, a Associação dos Síndicos atende uma demanda muito solicitada por todos os profissionais que trabalham nos condomínios da capital federal.

A cerimônia de abertura foi marcada pela presença de autoridades e representantes das entidades que apoiam o evento os quais fizeram algumas considerações sobre a importância de manter a saúde das edificações. Diante dos últimos acontecimentos envolvendo obras públicas e particulares, com repercussão nacional, há um consenso quanto se fala da responsabilidade dos profissionais de engenharia, arquitetura e administradores. Faz-se também um alerta para a necessidade de priorizar a manutenção e conservação dos condomínios e a responsabilidade do gestor ou síndico.

Estiveram presentes na solenidade de abertura as seguintes entidades e representantes:

Presidente Eron Campos Saraiva de Andrade - IBAPE-DF

Vice Presidente - Dionyzio Antonio Martins Klavdianos - SINDUSCON-DF

Presidente Luiz Afonso Delgado Assad - ASBRACO

Vice-Presidente Ronildo Divino de Menezes - SENGE-DF

Presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico 
Janine Malta Massuda - OAB-DF

1º Vice Presidente Elson Ribeiro Póvoa - FIBRA

Diretor Regional Francisco Carlos Mendes Lima - IBRACON-DF

Engenheiro Civil Flavio Correia Ex Presidente CREA-DF

Presidente de Honra Emerson Tormann - ASSOSINDICOS-DF

Presidente Maria de Fátima Ribeiro Có - CREA-DF

Fátima Có ressaltou a importância do curso na qualificação dos profissionais de engenharia e arquitetura, bem como a troca de experiências entre prestadores de serviços técnicos e síndicos. “A Assosindicos DF tem colaborado com ações que apoiam os síndicos e gestores condominiais complementando e esclarecendo a necessidade de fiscalização e o trabalho desenvolvido pelo Conselho Profissional. São encontros como este que elevam o conhecimento e contribuem para aperfeiçoar a qualidade de vida nos condomínios. Esse é o papel social que todos devemos estar imbuídos enquanto profissionais de engenharia”, declara a Presidente do Conselho Regional de Engenharia do DF (Crea) Fátima Có.

O curso é o primeiro desta nova fase da Assosindicos DF composta pela diretoria eleita para o mandato 2018-2019 e consolida a associação entre as mais importantes entidades representativas da sociedade civil do Distrito Federal.


A diretoria da Assosindicos DF foi apresentada ao público logo após o discurso de abertura das entidades apoiadoras e do Presidente de Honra Emerson Tormann. Estavam presentes, da esquerda para a direita, Vice Presidente Marcos Domingos, Presidente de Honra Emerson Tormann, Secretária Geral Cirelle de Souza, Diretora de Ensino Kelliane Caixeta Reis Coury, Diretor de Desenvolvimento Profissional Alberto Yano, Diretor Jurídico Anderson Fernando Rodrigues Machado, Diretora de Gestão Condominial Kátya Figueiredo e o Conselheiro do Conselho Fiscal José Adriano Carvalho.

A organização do evento foi conduzida pela Diretora de Eventos da Assosindicos DF Fernanda Paula Monteiro Costa. Foi ela quem providenciou desde a equipe de credenciamento até equipamentos de som, projetor e estrutura de painéis que compõem a caracterização do palco e auditório.

A parte comercial e administrativa ficou a cargo do Diretor Administrativo Rogério Rodrigues Amâncio e a divulgação sob a responsabilidade da Diretora do Núcleo de Conciliação e Mediação Alessandra Beatriz de Oliveira.


A mesa formada para as palestras / debates teve a presença de renomados profissionais de engenharia e comandada por Adeildson Duarte que fez o papel de mediador dos debates. Duarte é especialista na área de seguros e fez o contraponto quando havia dúvidas relacionadas ao tema.

O time de especialistas foi composto por, Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, Li Chong Lee Bacelar de Castro, Anderson Fernando Rodrigues Machado, Adeildson Duarte e Flávio de Queiroz Costa. No currículo carregam títulos de doutores, autores de livros que são referência no mercado de engenharia diagnóstica e integrantes das comissões de estudo que atualiza diversas normas técnicas da ABNT incluindo a NBR 13752 - Perícias de Engenharia na Construção Civil.

Segundo o Engenheiro Civil Flávio de Queiroz Costa, consultor e especialista em engenharia diagnóstica, o curso tem esse formato de debate justamente para promover a troca de conhecimento entre todos os participantes. “As apresentações técnicas cedem lugar para uma conversa na qual estudantes, profissionais e síndicos podem tirar dúvidas e propor soluções para questões como fissuras em lajes de coberturas, infiltrações e acompanhamento mais eficiente de obras nos condomínios”, comenta.

O curso, com carga horária de 8h horas, fez um apanhado dos problemas mais comuns nas edificações apontando a origem e propondo correções para as manifestações patológicas. Por fim, os aspectos jurídicos foram apresentados no último módulo, identificando as circunstâncias causadoras das patologias da edificação e apontando os principais responsáveis.

Curta e compartilhe as fotos do evento no álbum do Facebook.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato