CRT-SP lança plataforma online para conectar os técnicos aos condomínios e a sociedade para a realização de serviços
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) lançou a plataforma online Técnico que Faz, com o objetivo de conectar os técnicos com empresas e a sociedade em geral, de maneira a garantir o acesso a serviços de qualidade realizados por profissionais autônomos com registro válido no conselho.
Desenvolvida pelo CRT-SP, a plataforma online Técnico que Faz conecta os técnicos prestadores de serviços com pessoas físicas ou jurídicas - inclusive administradores de conjuntos residenciais e comerciais -, com o objetivo de gerar oportunidades de trabalho com segurança, praticidade e economia, realizadas por profissionais habilitados e devidamente registrados no conselho.
Ao cadastrar-se na plataforma, os técnicos podem oferecer serviços, definir perfil e cadastrar currículo para serem encontrados pelas empresas. As empresas e pessoas físicas também podem cadastrar, visualizar, alterar e remover oportunidades. Dessa forma, a plataforma busca promover a interação entre profissionais técnicos, empresas e tomadores de serviços, de acordo com suas necessidades.
Essa iniciativa do CRT-SP merece destaque, uma vez que reforça a importância da contratação de profissionais habilitados para a execução de serviços de engenharia. A exigência legal de registro em conselho garante que os técnicos que oferecem seus serviços na plataforma possuam as competências necessárias para desempenhar suas atividades com qualidade e segurança.
Inclusive, o síndico deve abrir o olho pois existem outras plataformas semelhantes no mercado que não exigem o registro em conselho, o que coloca a sociedade em risco, uma vez que promovem o exercício ilegal da profissão de técnico industrial. A plataforma Técnico que Faz, ao exigir o registro válido no conselho de classe, garante aos usuários a contratação de profissionais legalmente habilitados, promovendo a segurança e evitando problemas futuros.
Gilberto Takao Sakamoto presidente do CRT-SP, ressalta os benefícios da Lei nº 13.639, sancionada em 2018, que criou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs). Essa lei contemplou a necessidade dos profissionais e da sociedade ao estabelecer órgãos competentes para orientar, disciplinar e fiscalizar as atividades dos técnicos industriais.
Sakamoto destacou que os técnicos registrados no Sistema CFT/CRT têm validação da formação por carga horária concluída pelo Ministério da Educação (MEC), o que lhes possibilita trabalhar em todo o país com a mesma credencial. Além disso, a chancela do órgão fiscalizador confere mais segurança à sociedade na contratação de serviços realizados por profissionais habilitados.
Alguns dos inúmeros serviços que os técnicos podem realizar em condomínios residenciais e comerciais:
– Os Técnicos em Edificações e Construção Civil estão habilitados a executar projetos de até 80m² com até dois pavimentos, e projetos e reformas de qualquer dimensão, independentemente do tamanho da área ou número de pavimentos, desde que não haja alteração ou modificação na estrutura de concreto armado ou metálica.
– Os Técnicos em Eletrotécnica estão habilitados para projetar e dirigir instalações com demanda de energia de até 800 KVA, independentemente do nível de tensão.
– Os Técnicos em Refrigeração e Climatização, Mecânica e Eletromecânica podem elaborar e executar o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de climatização de ambientes.
– Os Técnicos em Edificações, Construção Civil, Mecânica, Eletromecânica e Eletrotécnica também podem elaborar e executar projetos de prevenção e combate a incêndio perante o Corpo de Bombeiros.
– Os Técnicos em Telecomunicações estão habilitados para instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações, bem como projetos de redes internas e externas, supervisionando os procedimentos e prestando consultoria técnica.
– Os Técnicos em Design de Interiores trabalham com instalações, montagens, operação, reparos ou manutenção de ambientes, de mobiliário e demais serviços em residências, escritórios, lojas e consultórios.
– Os Técnicos em Mecânica podem elaborar projetos mecânicos, incluindo laudos e assistência técnica em equipamentos, parte hidráulica, tubulação de gás, água, ar comprimido, fluidos e outros sistemas.