Depoimentos de síndicos mostra o porquê de contratar assessoria de engenharia

Foto: Emerson Tormann - Assosindicos DF

Recentemente falamos das RELAÇÕES ENTRE CONSTRUTORES E SÍNDICOS INDICADOS PARA O PRIMEIRO MANDATO quando da entrega do condomínio. Ali ficou claro que essa parceria pode ser prejudicial aos moradores visto que o síndico tem dificuldade em defender as prioridades do condomínio, os interesses das construtoras e preservar o patrimônio coletivo.

Muito se discute em cursos, palestras e debates sobre a postura dos síndicos diante das demandas de engenharia e a necessidade de organizar a documentação relativa a obras, reformas e manutenções. Sempre surgem muitas dúvidas relativas ao que é de responsabilidade do síndico e o que é da construtora. E é aí que entra a necessidade de contratar assessoria de engenharia tal qual se faz com serviços jurídicos, contábeis, administrativos e financeiros.

Para exemplificar as afirmações acima, temos os depoimentos de dois síndicos moradores do condomínio Max Home & Mall de Águas Claras / DF, Derick e Renato, que nos permitiram acompanhar a gestão e a passagem de mandato preservando o que se considera mais importante: O CONDOMÍNIO.

Veja abaixo como eles assumiram o condomínio e de que forma estão resolvendo os problemas relacionados, principalmente, às demandas de manutenção, obras, reformas e aplicação da NBR 16280 no condomínio onde residem.

“Assumimos o condomínio sem documentação e ficamos preocupados. Muitas empresas de engenharia ofereciam laudos e planos de manutenção. Foi quando encontramos a Ponsi Consultoria que nos orientou evitando mais prejuízos.” - Síndico Derick, Max Home & Mall

Nos relatos, os síndicos moradores do Condomínio Max Hoje & Mall, Derick e Renato, nos contam como estão resolvendo os problemas relacionados à engenharia.

Assista aos depoimentos dos síndicos e perceba a importância da assessoria de engenharia no seu condomínio:



Tudo começou com a decisão de contratar uma assessoria técnica de engenharia para organizar a documentação e por em ordem as manutenções. Em seguida foi colocado em prática a Gestão de Reformas seguindo as recomendações da NBR 16280 que determina as responsabilidades do síndico em organizar as obras inclusive nas unidades autônomas.

Notem que, no depoimento do síndico Renato, ele afirma que foi contra a adoção de assessoria especializada. Mas graças à competência da Ponsi Consultoria, que iniciou os trabalhos de assessoria e fiscalização no mandato anterior, ele mudou de ideia e manteve o contrato de prestação de serviços.

“Entendi a importância de preservar o trabalho que está sendo bem feito. Mesmo que alguns condôminos e conselheiros não concordem, o síndico deve ter uma postura mais firme, deve mostrar que a assessoria têm dado resultados positivos e minimizado os prejuízos com obras e reformas.” - Síndico Renato, Max Home & Mall

Ao final do vídeo, veja as fotos da reforma em apartamento conduzida irresponsavelmente pelo síndico e pelo profissional de arquitetura que propôs a obra. Essa obra aconteceu na unidade da filha do síndico Renato, em outro condomínio.



» Leia mais: Síndica de Condomínio do Lago Norte fala da importância da assessoria de engenharia para o condomínio

0 comentários:

Postar um comentário