Síndicos de edifícios têm consciência de seus deveres e direitos

Por Emerson Tormann*

Hoje em dia, diante de tantas ofertas de cursos de gestão condominial, os síndicos já sabem da importância da INSPEÇÃO PREDIAL e da correta MANUTENÇÃO que o edifício precisa ter

Foto: Emerson F. Tormann - Águas Claras / DF

Segundo o Código Civil Brasileiro, Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002, seção II, artigo 1.348, o síndico é responsabilizado civil e criminalmente, em conjunto com o proprietário da unidade condominial, por qualquer sinistro que venha a ocorrer em edificações residenciais, comerciais ou de serviços.

Conhecendo a Legislação e sabendo da necessidade das inspeções prediais e da manutenção predial, o síndico se desdobra para realizar essas obrigações, evitando uma grande desvalorização do edifício e o risco de acidentes aos moradores. Mas, COMO FAZER CORRETAMENTE a inspeção e a manutenção de um edifício ou condomínio?

São essas inspeções periódicas que apontam as anomalias construtivas e os vícios redibitórios e ocultos. É preciso que o síndico tenha acesso ao Manual do Proprietário, entregue pela Construtora junto com as chaves do imóvel. Esse documento é o ponto de partida para manter os diversos equipamentos da edificação funcionando com o maior desempenho possível e sem perder a garantia. Além do referido manual, algumas partes e peças que compões a estrutura do prédio são caracterizadas por seus respectivos fabricantes que indicam a durabilidade e as regras de uso.

Assim, tanto proprietários dos imóveis quanto o síndico precisam saber que a garantia da edificação vai além dos cinco anos. Menciono o caso da reparação de uma piscina num condomínio residencial na qual o síndico iria executar o serviço, acreditando que uma anomalia construtiva estava fora da garantia. No entanto, constatou-se, após avaliação técnica, que os defeitos apresentados eram oriundos de falha anterior ao término da responsabilidade da construtora. Com isso o síndico pode cobrar o reparo do construtor diminuindo os prejuízos ao condomínio.

Os síndicos também buscam as melhores administradoras de condomínios, que venham a zelar pela administração, passando-lhe todas as informações e, ao mesmo tempo, esclarecendo problemas que ocorrem não por falta de manutenção, mas por falha de projeto e de construção. Mas, COMO TER SEGURANÇA de que a administradora vai, realmente, cumprir seu papel?

Na nova Norma Técnica, relativa a reformas nos apartamentos e áreas comuns, é clara a responsabilidade não só do proprietário do imóvel, mas também, do síndico, a quem cabe contratar um engenheiro para analisar que tipo de reforma será feita. Mesmo tendo o proprietário contratado um profissional responsável técnico da obra, cabe ao síndico fiscalizar, assessorado por engenheiro de sua confiança e independente ao projeto.

Hoje, os síndicos conhecem a importância da SUSTENTABILIDADE que pode ser implantada nos edifícios residenciais ou comerciais, trazendo ganho para o meio ambiente, para a sociedade, para os moradores, e também a redução de gastos com água e energia, entre outros. Mas, COMO IMPLANTAR um programa sustentável com economia e rentabilidade?

Através CONSULTORIA TÉCNICA, que visa criar a melhor estratégia para cada edifício, através de um PARECER TÉCNICO. A criação de um ROTEIRO DE INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO PREDIAL, capaz de detectar as ANOMALIAS FUNCIONAIS E CONSTRUTIVAS nos edifícios e as FALHAS DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO INADEQUADA. O conjunto dessas ações minimizam o desperdício e elevam a eficiência funcional de cada área específica tornando o prédio SUSTENTÁVEL.


EMERSON TORMANN - TÉCNICO EM ELETRÔNICA
*Emerson Tormann

Técnico em Eletrônica com certificações Bicsi, Furukawa, AMP, Microsoft e ISSE-UnB. Desenvolve atividades nas áreas de elétrica, eletrônica e informática (projetos de cabeamento estruturado) desde o final dos anos 80. Tem habilidade em sistema informatizado de manutenção predial, facilities e vistorias em condomínios. O conjunto dessas prerrogativas, somado à competência no campo das telecomunicações, proporcionou ao profissional tornar-se um especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC. É responsável pelos projetos fotovoltaicos e aprovação na CEB. Aplica conhecimento de sustentabilidade e eficiência energética para minimizar o consumo e ajudar síndicos e gestores condominiais.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

  1. To the most effective of our knowledge, all content material is correct as of the date posted, although provides contained herein might no longer be available. The opinions expressed are the author’s alone and have not been provided, permitted, or otherwise endorsed by our companions. Because bettors get to maneuver the point spreads, the payouts on teasers are much lower than parlays. The number of legs in a parlay, properly as|in addition to} the percentages connected to each of those legs, determines how much a bettor 1xbet can win.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato