Brasal Incorporações implementa ação pioneira no combate à dengue em canteiros de obras do DF

A Incorporadora inova nas estratégias de controle da dengue ao adotar tecnologia sustentável, empregando mosquitos autolimitantes para reduzir a infestação da doença

Foto: Renato Santos.
                                      
O Brasil enfrenta anualmente um desafio recorrente entre fevereiro e maio: a crescente incidência de casos de dengue. Porém, neste ano, os números têm ultrapassado todos os índices, elevando o alerta para uma situação preocupante. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), já são registrados mais de 1.017.278 mil casos em todo o país. De maneira alarmante, o Distrito Federal figura como a terceira região mais afetada, contabilizando aproximadamente 84.052 casos, conforme informações da Secretaria de Saúde do DF.

Com o pico da doença previsto para os meses de março e abril, é dever de toda a sociedade buscar medidas de enfrentamento à epidemia. Cumprindo o seu papel, a Brasal Incorporações se torna pioneira em trazer para todos os seus canteiros de obra o projeto 'Aedes do Bem', uma tecnologia que utiliza mosquitos Aedes aegypti machos estéreis, que não picam e não transmitem doenças, para atuar no controle da população de fêmeas, que são as transmissoras dos arbovírus que causam a doença.

De acordo com a gerente de saúde e segurança do trabalho da Brasal Incorporações, Carla Oliveira, o projeto está em funcionamento desde a última terça (11/03). Com uma abordagem eficaz e sustentável, a técnica consiste em utilizar uma caixa que abriga ovos de mosquitos machos modificados em laboratório, estrategicamente instalada no canteiro de obra, e posteriormente abastecida com água. Com o processo de eclosão, os machos se acasalam com as fêmeas Aedes presentes no ambiente, transmitindo uma carga genética projetada para erradicá-las. Isso é eficaz porque as fêmeas só se acasalam uma vez na vida e quando elas se acasalam com machos estéreis, elas não produzem descendentes, o que reduz a população de mosquitos ao longo do tempo.

"A iniciativa surgiu primeiramente em Goiânia como um projeto piloto do engenheiro especializado em saúde, segurança e meio ambiente, Raphael Chaul. Por consequência do resultado altamente positivo, estamos implementando também em todos os espaços de obra da empresa no Distrito Federal (DF) e Uberlândia (MG)", explica.

O diretor regional da Brasal Incorporações, Jean Oliveira, ressalta a importância do projeto 'Aedes do Bem' não apenas para preservar a saúde dos colaboradores, mas também como uma contribuição significativa no combate ao mosquito na comunidade, especialmente para aqueles que residem próximos aos canteiros de obra.

"Além de uma vigilância constante e das práticas convencionais durante todo o ano, como dedetizações com fumacê, um inseticida seguro para seres humanos, a ação específica representa uma solução inovadora, sustentável e eficaz para reduzir o número de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Fora isso, são implementadas medidas como a identificação e eliminação de criadouros, juntamente com o uso de cloro e água sanitária em locais onde a eliminação total de água não é viável. Essas práticas visam não apenas a proteção imediata, mas também a prevenção contínua", conta.

Saiba mais sobre o que é a doença e seus principais sintomas 
A dengue, uma doença febril causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, articulações e atrás dos olhos, surgindo geralmente após três dias da picada. Em casos mais graves, como a dengue hemorrágica ou a síndrome de choque da dengue, pode resultar em sangramento, ou ocorrer complicações que afetam o sistema circulatório e podem até levar à morte.

Brasal Incorporações 
Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado, que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos; comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável. 
Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivencia ou investe em um Brasal. Chegou ao mercado de Goiânia em 2011; e, em 2015, lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia. Nos seus 20 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 8.500 unidades entregues e em obra, cerca de 1.5 milhões de m² construídos e 7.7 bi em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados. 

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos e é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work), alcançando pela 6ª vez consecutiva a certificação GPTW. Além disso, seu sistema de gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQPH/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade. 

Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles são feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental. A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança gera resultado!

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato