O consumo de água do seu condomínio aumentou? Confira o que verificar!


💧Gotejando, uma torneira desperdiça 46 litros por dia, ou seja, mais de 1.000 litros de água por mês. Um vaso sanitário com vazamento pode desperdiçar mais de 1.400 litros por dia.

💧Hidrômetro: Deixe os registros de parede abertos. Feche bem as torneiras e desligue todos os aparelhos que usam água. Anote o número do mostrador ou posição no hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

💧Caixa d´água: Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche a torneira de boia da caixa para não entrar água. Marque o nível da água. Após uma hora verifique se o nível da água baixou. Caso tenha baixado, é sinal de vazamento.

💧Tubulação: Feche o registro do cavalete. Abra uma torneira que utiliza a água direto da rede. Se houver sucção da água do copo pela torneira é indício de que existe vazamento no cano.

💧Torneira e chuveiro: A torneira ou o chuveiro continuam pingando depois de fechados? Neste caso, é preciso verificar as instalações. Vaso sanitário: Coloque um chumaço de papel higiênico na parede interna da bacia. Não acione a descarga. Caso molhe, é um indicativo de que a caixa acoplada está com vazamento.

Outros sinais:
  • Manchas de mofo na parede ou no teto.
  • Excesso de umidade nos rejuntes dos azulejos — mesmo quando o chuveiro não foi utilizado.
  • Cimento do reboco “soltando” ao passar o dedo e claramente úmido.
  • Bolhas na tinta da parede.
  • Piso com barulho de oco ou descolando.
  • Barulho de água correndo mesmo com as torneiras fechadas.


#água #cuidados #saneamento #Caesb #usoracional

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato