Sustentabilidade e Networking Marcaram o 2º Congresso Gestão Condominial Pró Síndico

Com o tema "A GESTÃO DE CONDOMÍNIOS NOS PRÓXIMOS 10 ANOS", síndicos, administradores e interessados participaram do 2º Congresso Gestão Condominial Pró Síndico


2º Congresso Gestão Condominial Pró Síndico - Foto: Emerson Tormann
Congresso debateu sobre assuntos que afetam a vida de moradores em condomínios. Foto: Emerson Tormann/Atualidade Política

Durante três dias o 2° Congresso de Pró-Síndico de Gestão Condominial, cujo tema é A gestão dos Condomínios nos Próximos 10 anos, movimentou aproximadamente 550 profissionais e interessados. A qualificação do síndico profissional é o foco do evento com renomados palestrantes da área condominial de todo o Brasil.

De uns tempos pra cá, o mercado vem se atualizando, principalmente com a consolidação dos síndicos profissionais, com um viés empresarial aplicado aos empreendimentos. “Hoje, é raro o morador que quer assumir o papel, responder civil e criminalmente por tudo o que acontece na sua gestão, apenas em troca da isenção da taxa condominial ou de uma vaga de garagem”, afirma o presidente do Instituto Pró-Síndico, Dostoiévscki Vieira. “Estimamos que daqui três anos 50% dos prédios serão geridos por profissionais”, acrescenta.

Com a palestra "Patologias da Construção em Novos Empreendimentos" onde o tema é de extrema importância para os síndicos e moradores visto que há a necessidade de documentar detalhadamente todos os problemas construtivos da edificação antes de relatar à construtora.

A palestra também teve as participações do Professor Luciano Gomide e do Advogado Anderson Machado. Gomide é mestre do curso de pós graduação de engenharia diagnóstica do INBEC, Arquiteto Urbanista e Perito na área de engenharia diagnóstica.

Via de regra é a construtora quem indica os novos síndicos dos empreendimentos que são entregues aos proprietários e moradores. Assim como as empresas que cuidarão da administração, contabilidade, limpeza, conservação e demais serviços. "Portanto é imprescindível alertar síndicos e moradores quanto aos vícios inerentes dessas relações de interesses comerciais", pondera Emerson Tormann, Presidente da Assosíndicos DF.

O Dr. Anderson Machado é advogado especialista na área condominial e imobiliária, palestrante e consultor. Presta assessoria jurídica preventiva para condomínios. Sua participação na palestra versou sobre a Garantia Legal e Contratual. "Existe uma linha tênue entre o que é de responsabilidade da construtora, e já está previsto em lei, e o que está especificado nos contratos de incorporação imobiliária. Se o síndico não tiver uma boa assessoria jurídica correrá o risco de arcar com despesas que não são de responsabilidade do condomínio", reitera Anderson.

Foi a primeira vez que o Instituto Pró Síndico inseriu na grade de palestras a área de engenharia. "No contexto geral do evento haviam muitas palestras sobre as responsabilidade civil e criminal do síndico e apenas uma sobre as demandas de engenharia. Muitos síndicos, assim como eu, buscam maior conhecimento referente às manutenções prediais", pontua Cirelle Cirelle Souza, Advogada Sócia-fundadora da Monaco Sociedade Individual de Advocacia e síndica com atuação no Distrito Federal.

2º Congresso Gestão Condominial Pró Síndico - Foto: Emerson Tormann
Presidente Dostoiévscki Vieira e a Síndica Profissional Doani Batistussi

"Sou síndica profissional há muitos anos, com passagem por diversos cursos de gestão condominial. Percebo que a capacitação se torna crucial a cada dia. No Congresso do Instituto Pró Síndico, tivemos a oportunidade de aprender mais sobre obras de engenharia - tópico inédito -, atualizações jurídicas e outros importantes temas", completa Doani Batistussi, Gestora Condominial.

Para saber mais acesse o site oficial do evento: https://iccond.org.br/prosindico/congresso/


Mais fotos




Assosíndicos DF - Redação

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato