Artigo: Vantagens de cooperar e colaborar

Quando se trabalha ou aprende em situações complexas e dinâmicas, colaborando e cooperando, o conhecimento em grupos e equipes é, frequentemente, mais eficaz que no funcionamento como Indivíduos isolados. Criam-se sinergias positivas e, assim, muitas tarefas podem ser feitas de maneira mais rápida e mais agradável trabalhando deste modo.

Por acaso... "é melhor estar acompanhado que estar só"? Sim, porém melhor quando se está em um bom entorno [Ambiente]" e melhor se este último cresce quando o [Virtual] é favorável." As vantagens-chave do compartilhamento, em suas formas que aqui foram detalhadas (colaboração e cooperação) são:
  • Alcança-se maior êxito nos objetivos (seja de trabalho ou de estudo) por compartilhar tarefas e reunir o conhecimento.
  • Consegue-se mais “diversão": menos tensão e mais prazer quando se trabalha com eficácia com outras pessoas.

Os condomínios com menor índice de inadimplência, poucos conflitos entre os moradores, nos quais as pessoas interagem respeitosamente estão geralmente imersos nesses conceitos. Comunidades colaborativas em que os indivíduos cooperam entre si são mais prósperas e saudáveis.

A Figura abaixo pretende resumir algumas tarefas próprias da cooperação, da colaboração e comuns a ambas.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato