ARTIGO: O Síndico empreendedor e as vantagens para o condomínio

Por Emerson Tormann e Heron Garcia*

De alguns anos para cá, o assunto gestão condominial esteve na pauta da maioria dos noticiários espalhados pelo Brasil. E não é para menos pois administrar o condomínio tornou-se atividade para profissionais, uma tarefa de alto desempenho. Atividade essa que exige dedicação exclusiva, em tempo integral e conhecimentos técnicos para atender a demanda cada vez mais exigente dos nossos clientes, os condôminos.

Antes do surgimento da Associação de Síndicos do Distrito Federal, haviam algumas entidades que ofereciam algum suporte aos síndicos de primeira viagem. A partir de 2013, com o surgimento da Assosindicos DF, o mercado condominial deu um salto em termos de movimentação. Avaliamos a demanda e buscamos aparelhar os síndicos para que consigam administrar com excelência os condomínios que apresentam uma complexidade comparável às empresas de médio e grande porte, podendo chegar ao tamanho de uma pequena cidade.

Promovemos cursos e muita informação para que os síndicos se preparem a esta nova demanda e vejam este mercado como uma grande oportunidade. Com os cursos básicos de qualificação para síndicos oferecidos pela Associação, muitos síndicos passaram a ter uma visão mais abrangente da administração condominial. O que resultou numa demanda positiva para os condomínios.

Sabendo da importância de conhecer melhor as diversas áreas que envolvem a gestão do condomínio, os síndicos perceberam um mercado de trabalho promissor e a possibilidade de investir profissionalmente na carreira de Síndico em Tempo Integral. Esse grupo de visionários são os verdadeiros síndicos empreendedores. Principais demandas  em crescimento : 
  • Profissionais  mais preparados;
  • Maior empreendedorismo e inovação nas soluções;
  • Conceitos diferenciados de gestão;
  • Novas oportunidades de negócios para o condomínio;
  • Certificações de sustentabilidade e qualidade.
Tem um  grande diferencial competitivo aqueles que ainda são capazes de incorporar ao seu perfil: 
  • Comprometimento, 
  • Flexibilidade, 
  • Resiliência, 
  • Conhecimento do negócio, 
  • Disposição para o trabalho, 
  • Liderança 
  • Capacidade de construir parcerias
  • Rede de contatos ou networking.

“O que o condomínio ganha com isso? ” Ah, ganha muito! A possibilidade de entrar em uma nova fase de melhorias, de valorização das pessoas que moram no condomínio, de otimização dos recursos necessários para manter a edificação íntegra do ponto de vista da engenharia e em pleno funcionamento considerando-se as questões legais. Ou seja, uma queda considerável de todos os riscos que recaem sobre o condomínio e consequentemente sobre o síndico.

O síndico empreendedor é, por assim dizer, um presente que chegou na hora certa. Justamente no momento em que tudo parece perdido, em que o país enfrenta dura crise econômica. É ele quem vai nortear seus conselheiros, guiar funcionários e prestadores de serviços, motivar os moradores e transformar o condomínio em um ambiente saudável, inovador...

Com o apoio da Assosindicos DF, os síndicos associados contam com um ambiente de compartilhamento de ideias pois firmou, em 2016, parceria com o Brasília Office e inauguraram a sede da Associação. Hoje, a Assosindicos conta com um espaço compartilhado no qual síndicos e gestores podem fortalecer o empreendedorismo, trocar experiências participando de eventos e também fazendo uso das múltiplas salas de coworking e treinamento.

O Brasilia Office dispõe de salas de atendimento, sala de reunião, postos de trabalho e uma sala de treinamento com capacidade para 20 pessoas, disponíveis para o Sindico realizar suas atividades, reunir condôminos, realizar treinamentos de equipes e ainda compartilhar conhecimentos e até captar bons fornecedores e parceiros.

Lembrem-se:
O síndico empreendedor está sempre buscando novas oportunidades e melhoria contínua. Tem atitudes e ações que visam a sustentabilidade do condomínio. Administra com a participação de todos...

Se você tem esse perfil empreendedor e quer se destacar como síndico, venha fazer parte desse time de gestores condominiais de alto desempenho. A Assosindicos e o Brasília Office oferecem a estrutura necessária e ainda tem um corpo técnico especializado para contribuir com sua profissionalização e maiores resultados para seu condomínio, na medida certa. Venha tomar um café conosco e conhecer os benefícios do coworking...

Brasília Office
SRTVS, Q701, Conj. L, Lt. 38, S. 533
Centro Empresarial Assis Chateaubriand
70.340-906 - Asa Sul - Brasília / DF
www.brasiliaoffice.com.br


*Herondina Garcia é graduada em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade Brasileira de Recursos Humanos, possui pós-graduação em Administração de Concessionárias pela FAAP-SP, além de especialização em Gestão por Competência e Coaching pelo IPOG-DF e Coaching pelo IBC.

Atua no mercado há 20 anos como administradora e consultora de empresas, com experiências nos setores da indústria, comércio e agronegócios. Sócia do Grupo Hacesse há 10 anos desenvolve trabalhos de diagnósticos empresariais, estudos de potencialidades e desenvolvimento setorial, planejamento estratégico, restruturação de empresas, projetos de qualidade, implantação de RH estratégico e seus subsistemas, desenvolvimento de treinamentos e motivação de equipes, eventos empresariais e vivenciais, planejamento estratégico de carreiras e coaching. Consultora e Instrutora credenciada pelo Sebrae-DF e no Senar.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato