DICA: A importância de uma assessoria jurídica especializada em condomínios

Atualmente, o síndico desempenha uma tarefa complexa e, por vezes, árdua em condomínios
Dentre as várias funções do síndico, está a de ser mediador de conflitos entre os moradores. Acontece que muitas das vezes, ele não consegue mediar esses conflitos de maneira satisfatória. Aí se faz importante e necessária a figura do advogado nos condomínios, visando facilitar e ajudar a gestão do síndico.

Saliente ressaltar que é de suma relevância que haja uma assessoria jurídica preventiva, de modo que diminuam as intercorrências advindas de uma gestão condominial. Caso os condomínios adotassem essa assessoria preventiva, as ações trabalhistas poderiam ser reduzidas e até mesmo evitadas, pois haveria quem analisasse e instruísse os síndicos quando de uma contratação de profissionais, bem como quanto a regularidade em pagamentos.

É bom lembrar que a atividade do advogado na gestão condominial não se limita a dirimir conflitos ou em fazer cobranças de inadimplentes. A atuação do advogado vai bem além disso. Por, exemplo, no que diz respeito a análise de contratos, criação de Regimentos Internos, participação em Assembleias e reuniões, envio de notificações, comparecimento a audiências, análise de aspectos trabalhistas etc.

Como o síndico representa uma figura multifuncional, faz - se necessário que haja uma assessoria jurídica especializada para que traga mais qualidade, eficiência, celeridade, economia e transparência na gestão do síndico. 

Ademais, o síndico é o representante legal do condomínio e possui uma vasta responsabilidade tributária, cível e criminal, por isso é imprescindível que exista no condomínio uma gestão profissional de qualidade. 

Desta forma, é de grande valia a figura do advogado para colaborar com o múltiplo trabalho desenvolvido pelo síndico.


Gabriela Chimiti Melo 
Advogada OAB/DF 49715. 
Cel (61) 8518-7593
E-mail: gabrielachimiti@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato