Trabalhadores em condomínio reivindicam respeito à categoria durante Sessão Solene na CLDF

Homenagem na CLDF destaca dedicação desses profissionais



Robério Negreiro sugeriu a destinação de emenda parlamentar para realizar ações voltadas à categoria, a exemplo de cursos de qualificação profissional. Foto / Divulgação CLDF


Na noite desta quarta-feira (2), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou uma Sessão Solene em comemoração à Semana do Trabalhador em Condomínio, que ocorre anualmente entre os dias 1º e 8 de agosto. Durante o evento, trabalhadores em condomínio reivindicaram respeito à categoria e o cumprimento das convenções trabalhistas.

O deputado Robério Negreiros (PSD), autor da Lei 6.471/2019, que instituiu a homenagem, destacou a importância desses profissionais no cotidiano de milhares de pessoas e enfatizou o compromisso em valorizar a dedicação deles. Segundo Negreiros, os trabalhadores em condomínio frequentemente enfrentam jornadas extenuantes e desafios diários, mas permanecem firmes e comprometidos com a excelência em suas atividades.

A Sessão Solene, realizada pela segunda vez, proporcionou uma oportunidade para debater as condições de trabalho e as demandas do segmento. Robério Negreiros propôs a destinação de emenda parlamentar para apoiar ações voltadas à categoria, como cursos de qualificação profissional, e reforçou que a decisão final sobre o destino desses recursos deve ser tomada pelo próprio segmento.

Durante o evento, representantes sindicais e líderes do setor destacaram questões relevantes para a categoria. O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Imobiliárias e Condomínios (Seicon-DF), Afonso Lucas Rodrigues, reafirmou seu compromisso com os trabalhadores e se disponibilizou para atuar em conjunto com o gabinete parlamentar.

O presidente do Seicon-DF, Paulo Inácio Cardoso, agradeceu a homenagem e reivindicou o cumprimento das convenções trabalhistas no setor. Ele enfatizou a importância da atuação sindical e da parceria com o sindicato patronal, além da valorização e qualificação profissional dos trabalhadores em condomínio.

A discriminação enfrentada pelos trabalhadores em condomínio também foi pauta da Sessão Solene. O secretário-geral do Seicon-DF, Paulo César da Silva, defendeu o combate a atitudes discriminatórias e ressaltou a importância dos síndicos e condomínios em coibir ações de intolerância e conscientizar os moradores sobre a relevância desses trabalhadores.

A presidente da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Vera Ferreira Moraes, reforçou a necessidade de respeito aos trabalhadores em condomínios e sugeriu campanhas de valorização e incentivo à categoria como forma de reconhecimento.

O presidente do Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais (Sindicondomínio), Antônio Carlos Saraiva de Paiva, destacou que a gestão eficiente depende de trabalhadores satisfeitos, treinados e capacitados. Ele defendeu a parceria com o Seicon-DF e o cumprimento das convenções condominiais, além de argumentar pelo aumento de pena criminal para agressores de síndicos e funcionários de condomínios.


"Nosso patrão é o morador de condomínio, é o condômino. Estamos somente numa posição de liderança no condomínio e aí vamos somar forças, síndicos com trabalhadores em condomínio, para poder melhorar a qualidade de vida do nosso patrão, do pagador de condomínio que é o condômino", declarou o Presidente do INCC.. Foto / Divulgação Gab. Robério Negreiros.


Encerrando a série de discursos, o presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos (INCC), Paulo Roberto Melo, sugeriu a criação de uma frente parlamentar em defesa do segmento e do setor, visando a elaboração de uma lei geral dos condomínios, que unifique as normas vigentes e promova melhorias para a categoria.

O momento também foi propício para a sugestão do presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos, Paulo Roberto Melo, que propôs a criação de uma frente parlamentar em defesa do segmento e do setor como forma de fortalecer o diálogo e ações voltadas aos trabalhadores em condomínio.

O evento trouxe à tona a importância de reconhecer e valorizar os trabalhadores em condomínio, que desempenham papel fundamental no cotidiano dos moradores e contribuem para uma convivência ordeira e pacífica nos condomínios. Além disso, destacou-se a relevância de garantir o cumprimento das convenções trabalhistas e promover a qualificação profissional desses trabalhadores, visando melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos no setor condominial.

A Sessão Solene na CLDF foi marcada por emoção e reconhecimento do trabalho essencial dos profissionais que atuam em condomínios, enfatizando a relevância desse mercado para a qualidade de vida de todos os envolvidos. O evento foi foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pela TV Distrital, com tradução simultânea em Libras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato