Incêndio destrói apartamento em Águas Claras e expõe falha no sistema de alarme de incêndio

Foto/Divulgação

Um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira (23) em um apartamento de um prédio em Águas Claras trouxe à tona a preocupante falha no sistema de alarme contra incêndio e pânico do edifício. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para combater as chamas que consumiram completamente a quitinete localizada no 21º andar do condomínio Real Panoramic, na avenida Flamboyant.

O fogo teve início por volta das 2h15 da manhã, mas graças à rápida resposta das equipes do CBMDF, as chamas foram controladas de forma eficiente, evitando que se propagassem para outras unidades do edifício. No entanto, relatos dos moradores e vizinhos revelam que o sistema de alarme contra incêndio não foi acionado, colocando em risco a vida dos ocupantes do prédio.

A retirada da proprietária da quitinete foi realizada pelo porteiro do edifício, que se deparou com a mulher desorientada e agitada. Ela foi prontamente atendida pelos bombeiros e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires, onde recebeu os cuidados necessários e passa bem.

O combate ao incêndio exigiu o trabalho árduo de 26 militares do Corpo de Bombeiros, que levaram cerca de 1 hora e 20 minutos para controlar as chamas e extinguir o fogo. No entanto, a ausência do acionamento do sistema de alarme contra incêndio é motivo de preocupação, levantando questionamentos sobre a manutenção periódica e eficácia dos equipamentos de segurança do prédio.

A responsabilidade de manter o sistema de combate a incêndio funcionando integralmente recai sobre a administração do condomínio representado pela figura do síndico. De acordo com Lei distrital que determina inspeção predial obrigatória quinquenal em edificações do DF e normas de segurança vigentes, é fundamental realizar inspeções periódicas para identificar e corrigir possíveis falhas nos sistemas de alarme, além de garantir a adequada manutenção dos equipamentos, como extintores de incêndio, mangueiras, sensores e iluminação de emergência. 

A falha na ativação do sistema de alarme contra incêndio expõe não apenas a vulnerabilidade dos moradores do edifício, mas também aumenta o risco de danos à propriedade e de tragédias em casos futuros. Além disso, é necessário avaliar como o síndico do seu condomínio investe em segurança, prevenção e proteção contra incêndios e na contratação de empresas especializadas. A segurança contra incêndios deve ser uma prioridade absoluta em qualquer edifício, e medidas rigorosas devem ser adotadas para evitar incidentes como este ocorrido em Águas Claras.

É imprescindível que os órgãos responsáveis conduzam uma investigação minuciosa para apurar as causas da falha no sistema de alarme e adotem as medidas corretivas necessárias para garantir a segurança dos moradores. A conscientização sobre a importância das inspeções periódicas, manutenção adequada dos sistemas de combate a incêndio e o cumprimento das normas de segurança são fundamentais para evitar tragédias e preservar vidas e patrimônio.

Veja a reportagem do DF1 e saiba mais sobre o incêndio que destruiu apartamento em Águas Claras: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df1/video/incendio-destroi-apartamento-em-aguas-claras-11724733.ghtml

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato