Assosindicos DF fará parte da Comissão Especial de Avaliação do Concurso Desafio Saneamento do Futuro: rios sem plásticos

Foto: Andre Borges/Agência Brasília.
Separação do lixo - Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

Temos o prazer de anunciar que a Assosindicos DF, representante dos síndicos na Capital Federal e instituição comprometida com a sustentabilidade e a conscientização ambiental nos condomínios, foi convidada a integrar a Comissão Especial de Avaliação do Concurso de Inovação Desafio Saneamento do Futuro: Rios Sem Plásticos. 


O concurso de inovação Desafio Saneamento do Futuro: Rios Sem Plásticos, parceria da ANA com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem o objetvo de estimular iniciativas que contribuam para a eliminação de plásticos dos mananciais do Brasil, no qual a comissão tem a responsabilidade de analisar as propostas inscritas no concurso e selecionar os vencedores que se destacarão na luta contra a poluição dos corpos hídricos brasileiros.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), promotor do concurso, reconheceu a importância da participação da Assosindicos DF nesse processo de avaliação, devido ao nosso compromisso em encontrar soluções sustentáveis para destinação de resíduos em condomínios ajudando no combate à poluição por resíduos plásticos.

A Portaria ANA Nº 222, de 11 de maio de 2023 foi publicada no Diário Oficial da União desta nesta segunda-feira(15) com a relação de integrantes onde o Presidente da Assosindicos DF Emerson Tormann irá representar os síndicos e condomínios do DF.
 
Responsabilidade e conscientização

Os condomínios têm um papel relevante na promoção da sustentabilidade, começando pela conscientização de seus moradores. A disseminação de informações sobre a importância do descarte adequado do plástico e os impactos negativos da poluição ambiental são fundamentais para sensibilizar os condôminos e incentivá-los a adotar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia.

Nesse sentido, a Assosindicos DF tem desempenhado seu papel social e promovido ações sustentáveis que incentivam a destinação adequada para o lixo residencial. O concurso de melhores práticas em coleta seletiva nos condomínios que premiou 42 síndicos é um exemplo de como podemos melhorar a separação de resíduos minimizando os impactos ao meio-ambiente.

O Concurso

O Concurso Desafio Saneamento do Futuro: Rios Sem Plásticos é uma iniciativa que visa premiar soluções inovadoras capazes de diminuir a poluição causada por resíduos plásticos nos corpos hídricos do Brasil. Com um valor total de R$1,8 milhão destinado à premiação, o concurso é dividido em duas etapas: a primeira, liderada pela ANA, premiará nove soluções inovadoras em estágio de protótipo; e a segunda etapa, sob a liderança da ABDI, premiará até três soluções entre as vencedoras da primeira etapa, estimulando seu lançamento no mercado.

Como membro da Comissão Especial de Avaliação, teremos a oportunidade de contribuir ativamente na escolha das melhores propostas inscritas no Prêmio ANA 2023 em todo o Brasil e que irão receber o reconhecimento e o apoio necessários para se tornarem realidade.

A participação da Assosindicos DF na Comissão Especial de Avaliação nos permitirá contribuir de forma significativa na seleção dos projetos mais promissores, considerando critérios como efetividade, inovação, impactos sociais e ambientais, potencial de difusão, sustentabilidade e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nossa instituição está empenhada em encontrar soluções que promovam a preservação das águas e a melhoria do saneamento básico, e essa é uma oportunidade valiosa para colocarmos nossos conhecimentos e expertise em prática.

Agradecemos à ANA pelo convite e pela confiança depositada na Assosindicos DF para desempenhar esse papel fundamental na escolha dos vencedores do Concurso Desafio Saneamento do Futuro: rios sem plásticos. Estamos comprometidos em contribuir para a seleção das melhores soluções e em promover um futuro mais sustentável para nossos recursos hídricos.

Continuaremos dedicados em nossa missão de elevar o conhecimento de síndicos e gestores condominiais ajudando a combater a poluição da água e a preservar esse recurso vital para as gerações presentes e futuras.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica, especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atualmente, é Editor-Chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Possui ampla experiência como jornalista e diagramador, com registro profissional DRT 10580/DF. https://etormann.tk | https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom

Formulário de contato